Lição #01 de 4

Como ser uma Personal Organizer e Trabalhar no
Mercado que Cresce Mais de 30% ao ano?

De: Helena Alkhas

Agosto/2018

Desde 2013 eu venho estudando o mercado de organização brasileiro e é fato! A Profissão de Personal Organizer vem crescendo mais de 30% ao ano por conta do aumento da demanda.

Novas profissionais se preparando para o mercado, treinamentos lotados sobre o assunto e tudo indo muito bem.

Atuando próximo de 10 anos no mercado nacional e americano, tenho observado atentamente para esse crescimento principalmente no Brasil.

De um lado, o despertar de uma nova área, uma nova profissão, um novo mercado, que realmente ajuda as pessoas não apenas a organizar ambientes, mas vai muito além disso, se propõe a organizar as suas vidas, os seus negócios, criando um novo estilo de vida.

Sinceramente, é essa transformação prática e moderna que devemos passar para as nossas clientes. Afinal, mesmo com a tecnologia de hoje, o trabalho deve ser humanizado, pois a verdade é que estamos lidando com pessoas que têm problemas de organização e buscam não só dar fim a isto, mas também, entender os motivos que as levam a esse comportamento, criando soluções práticas.

Quando compreendemos que as pessoas nos procuram visando uma transformação de vida e de seus comportamentos, ahhh minha querida leitora, tudo muda!

Mas, ainda sobre o crescimento do nosso mercado, fazendo uma pesquisa no Google encontrei algo surpreendente. Um crescimento exponencial pelo interesse de longo prazo na área de Personal Organizer. Veja a imagem abaixo:

Parece até mesmo um gráfico de analista de mercado de ações, bitcoin ou algo parecido, não é? Mas é sobre o crescimento do mercado de Personal Organizer, em que é fácil de identificar uma consistência de crescimento desde o ano de 2013 até hoje. Aumento de mais de 30%, ano após ano. Isso é maravilhoso!

A área é vasta e o mercado para atuar é gigantesco. Podemos oferecer treinamento para domésticas a domicílio, prestar serviços de organização de residências, lojas, festas, decoração, organização de estoques, organização da casa também para gestante, almoço, chá de bebê. Do berço ao túmulo, somos necessárias

Mas do outro lado da realidade, devo confessar que esse aumento não tem sido proporcional ao nível de qualidade dos serviços prestados pela maior parte das profissionais. Antes, vamos entender melhor o perfil atual da Personal Organizer.

Da Organização Nasceu uma Profissão

A maior parte das profissionais que buscam hoje uma formação de Personal Organizer são mulheres, que por força das circunstâncias aprenderam a se organizar e descobriram na função uma grande oportunidade para ganhar o seu próprio dinheiro, despertando o seu lado empreendedor até abrir o seu próprio negócio na área da organização ou agir em parceria com alguma outra profissional.

Essas profissionais começam de forma incipiente, algumas passando por alguma formação e outras não, sendo as suas primeiras clientes familiares e amigos mais próximos e depois passam a ganhar maior espaço e visibilidade em sua área de atuação.

Geralmente, os problemas começam quando essas profissionais passam a ser contratadas formalmente por outras pessoas, atuando de forma profissional na prestação de serviços de organização devido ao potencial do mercado, e até então o que parecia ser uma “experiência” ou uma “renda complementar”, passa a se tornar uma profissão rentável e um negócio promissor a ser administrado.

A renda complementar se torna em fonte de renda principal, o que era informal passa a ser formal, começa a participar de eventos, cria a sua rede de contatos e conexões, e a experiência ganha o status de profissional.

Principalmente nessa etapa, a “virada de chave” acontece!

Você olha para o mercado e grita, UAU, que mercado brilhante!

Mas, ok! Negócio fechado. E agora?

Conhecimento + Método = Excelência

Prospectar uma cliente e fechar na prática um negócio são ações muito positivas. Mas a festa somente acontece com a entrega do serviço contratado, ou seja, com a excelência da prestação dos serviços e nos resultados apresentados à sua cliente.

É aqui que eu vejo um certo “problema” no crescimento rápido do mercado. Muitas profissionais se concentrando em abrir negócios, prospectar clientes, mas sem dar a mesma atenção para a qualidade dos serviços prestados e com a transformação que citei no começo.

Eu poderia enumerar uma lista imensa sobre isso, mas tudo se resume em uma fórmula simples e prática: Conhecimento + Método = Excelência

Ter conhecimento é essencial em todo mercado. Mas, ter um método é tão importante quanto.

Aplicando o conhecimento com um método validado, a excelência simplesmente acontece.

Ter na prática um passo a passo, um modelo validado, um know-how a ser aplicado a cada caso concreto, são ferramentas indispensáveis para quem atua no mercado de Personal Organizer.

A cada fechamento de um novo contrato, algumas profissionais tendem a ter grandes dificuldades para:

1. Saber exatamente por qual etapa começar na prestação dos serviços.

2. Separar as etapas por meio de um checklist validado por tipo de projeto de organização.

3. Seguir modelos de autorização de descarte de materiais.

4. Atuar formalmente com um contrato específico de Personal Organizer firmado entre as partes.

5. Mensurar por meio de planilhas as horas trabalhadas junto ao seu cliente.

6. Elaborar um registro de inventários específicos.

Eu poderia listar mais uns 10 itens aqui, mas sei que você já entendeu que o que geralmente falta na prática é exatamente uma correlação de ações adequadas dentro de um plano de trabalho funcional e validado.

Em minhas formações e em todos os meus treinamentos presenciais e online, além do conhecimento e experiência que tenho na área, eu tenho um foco maior que é exatamente passar um método para as minhas alunas. Por que? Porque eu sei que é exatamente isso que elas precisam.

Não basta um conhecimento vasto sem as ferramentas certas. Um processo validado sem o devido conhecimento também não irá muito longe.

E, entre nós, o maior desafio hoje que vejo é exatamente a união desses dois pilares importantíssimos na área da organização.

Deseja sucesso em seu negócio como Personal Organizer? Una esses dois pilares e a transformação acontecerá. Não existe nenhuma mágica, mas sim um método que funciona no mercado!

Apesar de detalhar isso melhor nas próximas lições, ou seja, de como você pode criar um método com o conhecimento adequado na área, a falta de um desses pilares pode ser fatal em nosso negócio, pois na prática isso impacta drasticamente na satisfação da nossa cliente, na organização do nosso próprio negócio, na qualidade do serviço, no atendimento personalizado, e por aí vai.

Após a contratação do serviço, não ter um método validado para atuar na prática pode colocar em xeque a nossa carreira, negócio e profissão.

Mas como todo bom desafio, surgem oportunidades!

Ter um método replicável para inúmeros casos práticos, escalar o seu negócio de organização e aumentar o faturamento do seu negócio são desafios que não estão tão longe assim.

O Ciclo do (Excelente) Atendimento ao Cliente

Se você me acompanha há algum tempo, existe outro ponto que é essencial na carreira de qualquer Personal Organizer: o atendimento.

Agregar valor para um cliente fará com que ele te indique para os seus amigos e familiares, sendo uma ótima ferramenta de aquisição e criando um diferencial competitivo no mercado em que você se torna única para o seu público, e isso pode ter certeza do que estou afirmando, começa com o atendimento.

A recomendação é: quer se destacar? Atenda bem os seus prospects, as suas clientes e faça isso com absoluta excelência.

Lembre-se, ainda, que as figuras mais importantes nesse processo são o “conhecimento” aliado com um “método validado de organização”, que te mostrem um passo a passo para atingir os seus objetivos com cada cliente. Isso te poupará energia, tempo e dinheiro.

Com esse resultado, você terá a total satisfação das suas clientes a ponto delas te indicarem, conforme mencionei acima, isto sem contar que poderá fidelizar essas clientes.

Mas como se tornar conhecida como Personal Organizer, como vender os seus serviços para quem não te conhece, como organizar as etapas do processo de organização após o fechamento do contrato e como criar um método prático que funcione?

É isso que estou disposta a te passar nas próximas lições.

Um grande beijo,

Helena Alkhas